Skip to Content A Nossa História
Inaugurado e aberto ao público a 5 de outubro de 1997, foi, ao longo dos anos, alvo de algumas remodelações e adaptações museológicas. Aqui cruzam-se inovação, tecnologia e design com espólio etnográfico e histórico do concelho, através de uma linguagem multitemática, combinando «patrimónios» diversificados: o território, a memória local, os vestígios culturais de presença humana, o espírito do lugar, entre outros; seguindo uma visão transdisciplinar e diacrónica.
Este é o local de interpretação do passado. Aqui podemos fazer uma experiência sensorial viajando pela história de uma comunidade dividida entre o Mar e a Terra. Aqui podemos conhecer um lugar e um edifício que evolui ao longo dos tempos.
Podemos descobrir as artes tradicionais de outrora e a sua ligação com o território (Arte Xávega), a construção tradicional dos palheiros, as vivências de uma comunidade dividida entre a Terra e o Mar. Conta com exposições únicas no seu interior, que refletem a história do nosso povo e da nossa região. Venha fazer uma “viagem ao nosso passado”.
FavIcon
1988

A génese da construção deste museu “Palheiro” partiu de um projeto da comunidade educativa local, que procurava valorizar herança patrimonial da comunidade piscatória da Praia de Mira. Assim, no âmbito do Concurso Nacional de Projetos “Educar Inovando/Inovar Educando” em 1988, foi apresentada a ideia para um projeto de construção de um Palheiro, designado “Renasce Palheiro”.

1997

Este processo contou com um conjunto de sinergias entre a população e entidades, com especial referência à C.M.M., à junta de Freguesia da Praia, ao Centro Cultural e Recreativo da Praia de Mira, o projeto ganhou forma e um “Palheiro” foi construído e uma exposição de acervo de cariz etnográfico foi a forma de mostrar a traça original das antigas habitações da localidade e de divulgar a tradição cultural da população da Praia de Mira e do Concelho de Mira.

2019

Em 2019, com a possibilidade de uma candidatura, no âmbito das acessibilidades (tornar este belo e ímpar equipamento acessível a todos, com linguagem adaptada a diversas situações e necessidades, e com um novo discurso museológico), o Museu Etnográfico da Praia de Mira, que procurava reconstituir as ambiências de um antigo palheiro, foi agora transformado num verdadeiro centro de interpretação de Palheiros de Mira, antiga designação da localidade.

2020

Palheiros de Mira | Museu e Posto de Turismo é hoje um lugar multissensorial e acessível a todos (as), onde podemos descobrir as histórias, tradições e culturas dos Homens e Mulheres que fizeram deste território a sua casa.

Não é só um edifício, construído em madeira e assente em estacaria, é um verdadeiro “refúgio” de memórias, saberes, vidas de verdade… contadas em múltiplas linguagens.

Saltar para o conteúdo