Esta galeria tem o propósito de servir como arquivo fotográfico desenvolvendo uma atividade fundamental no âmbito da salvaguarda, inventário, preservação e tratamento da fotografia.
Este arquivo possui acervos fotográficos de relevante importância para a história do Concelho de Mira. As fotografias são na sua maioria de arquivo municipal. Solicitamos a todos os visitantes desta galeria, que, caso, exista alguma incoerência em termos de registo de autor, nos seja comunicado por escrito e devidamente fundamentado para que possamos corrigir.
Gostaríamos de tornar este arquivo um arquivo de todos para todos.

Postal a preto e branco, possivelmente da década de 50.
Em último plano e a preencher quase a totalidade da fotografia está um palheiro de dois andares. A frente apresenta ripado na horizontal e uma porta com varandim ladeado por duas janelas ao nível do 1º andar. Na parte lateral do palheiro vêem-se 4 janelas.
Em frente ao palheiro está uma bateira.
Entre o palheiro e a bateira está uma pessoa.
Em primeiro plano estão 3 homens sentados e um deitado de barriga para baixo. Dois dos que estão

Fotografia a preto e branco, possivelmente da década de 50.
Frente de um palheiro, com ripado horizontal, em que apenas se vêm 2 portas uma aberta e outra fechada e no meio delas uma janela de guilhotina.
Na soleira da porta aberta está uma mulher, encostada, com as roupas típicas da época e descalça.
Em frente a ela, está uma outra mulher, também descalça e roupa típica e com uma cântara na cabeça.

Postal da Tabacaria Nilo a preto e branco, possivelmente da década de 50.
Barco das artes a entrar no mar calmo da Praia de Mira. Estão 10 homens dentro do barco. Estão duas 2 juntas de bois a auxiliar a entrada do barco no mar. Estão 7 homens no areal a observar sendo que 3 deles estão junto aos bois.